(PRT. guias Don Quixote. ) : "Itinerarios Portugueses para Compostela".

Répondre à cet article

Messages

  • 22 juillet 2008
    Bernard 64

    Por Caminhos de Santiago, Itinerários Portugueses para Compostela, faz o levantamento dos percursos tradicionalmente seguidos, através do nosso território, pelos peregrinos que demandavam o santuário de Santiago de Compostela.
    O presente volume não é, contudo, nem uma história das peregrinações a Compostela pelos caminhos portugueses nem uma exaustiva descrição de tais caminhos. Trata-se antes de um livro de viagens por terras de Portugal, em busca de sinais de outros tempos, de memórias do culto jacobita, de estradas e pontes romanas e medievais, de ermidas românicas, do romanceiro popular. Frequentes vezes, os autores desviaram-se mesmo do seu percurso, a pretexto de uma imagem do Apostolo, de um painel de azulejos, de um palácio abandonado ; a sucedeu que, de quando em quando, os recompensasse a descoberta de algo nunca descrito.

    Profusamente ilustrado com 180 fotografias, a cores e a Preto a branco, 12 mapas e mais de 100 gravuras, Por Caminhos de Santiago vem enriquecer a bibliografia disponível sobre os itinerários medievais portugueses, sem esquecer o fascínio contemporâneo das regiões que descreve e sem deixar assim de constituir um Guia actualizado para aqueles que, numa perspectiva um pouco mais turística, quiserem partir a descoberta daqueles caminhos a dessas regiões.