(BRA. Porto Alegre, Alcance. 2000)

Répondre à cet article

Messages

  • 10 décembre 2009
    Bernard Delhomme

    Além de informar sobre as dificuldades encontradas para os pernoites (muitos deles ao relento), visto que são poucos os albergues que contam com cocheiras, descreve o itinerário desde Saint-Jean-Pied-Port (França), cerca de 800km, indicando em detalhes as distâncias entre os mais de duzentos pueblos e as cidades que margeiam a trilha ; as altitudes, o clima, a umidade do ar e o relevo.

    O livro, em 2ª edição, publicado pela EDITORA ALCANCE, Porto Alegre/RS, impresso em papel sulfite de 90 gramas, 232 páginas, capa em cores, plastificada, contém 28 fotos coloridas em papel cuchê.

    Assim se manifestou o Editor, por ocasião do lançamento, em 23/03/2000 :

    O Autor, com singular habilidade, narra as peripécias de sua inédita experiência, ao ficar sozinho no Caminho de Santiago, logo no primeiro terço do trajeto.

    A história de Tiago, Apóstolo de Cristo, a descoberta do túmulo do Santo, oito séculos após a sua trucidação e a origem das peregrinações são noticiadas com leveza, despertando em todos a vontade de refazer-lhe os passos Camino afora. E a estes, não importando se a pé, de bicicleta, ou a cavalo, como ele - únicas formas de fazer a peregrinação - fornece informações detalhadas que, se seguidas pelos novos adeptos que influencia, não lhes causarão surpresas quando fizerem sua busca pessoal.

    Crença, religiosidade, reflexão e, em especial, o encontro do eu submerso são ingredientes que, absorvidos numa alquimia sutil, fazem com que aqueles que retornam da peregrinação a Santiago se sintam "diferentes", o que é facilmente percebido pelas pessoas de sua convivência.