MACHADO João José de OLIVEIRA - Gaúchos a cavalo no Camino de Santiago.

Année de parution: 2000
Langue: Portugais Português Portuguese pt

 

 

(BRA. Porto Alegre, Alcance. 2000)

Mis à jour le vendredi 2 novembre 2007
Répondre à cet article
  • Décembre 2009
    09:22
    MACHADO João José de OLIVEIRA - Gaúchos a cavalo no Camino de Santiago.
    par Bernard Delhomme

    Além de informar sobre as dificuldades encontradas para os pernoites (muitos deles ao relento), visto que são poucos os albergues que contam com cocheiras, descreve o itinerário desde Saint-Jean-Pied-Port (França), cerca de 800km, indicando em detalhes as distâncias entre os mais de duzentos pueblos e as cidades que margeiam a trilha ; as altitudes, o clima, a umidade do ar e o relevo.

    O livro, em 2ª edição, publicado pela EDITORA ALCANCE, Porto Alegre/RS, impresso em papel sulfite de 90 gramas, 232 páginas, capa em cores, plastificada, contém 28 fotos coloridas em papel cuchê.

    Assim se manifestou o Editor, por ocasião do lançamento, em 23/03/2000 :

    O Autor, com singular habilidade, narra as peripécias de sua inédita experiência, ao ficar sozinho no Caminho de Santiago, logo no primeiro terço do trajeto.

    A história de Tiago, Apóstolo de Cristo, a descoberta do túmulo do Santo, oito séculos após a sua trucidação e a origem das peregrinações são noticiadas com leveza, despertando em todos a vontade de refazer-lhe os passos Camino afora. E a estes, não importando se a pé, de bicicleta, ou a cavalo, como ele - únicas formas de fazer a peregrinação - fornece informações detalhadas que, se seguidas pelos novos adeptos que influencia, não lhes causarão surpresas quando fizerem sua busca pessoal.

    Crença, religiosidade, reflexão e, em especial, o encontro do eu submerso são ingredientes que, absorvidos numa alquimia sutil, fazem com que aqueles que retornam da peregrinação a Santiago se sintam "diferentes", o que é facilmente percebido pelas pessoas de sua convivência.